Ir para o conteúdo principal
Notícias Data: 16/11/2023

Pousada Bom Pastor na Festa da Uva: viva a história italiana na Serra Gaúcha

Um dos principais eventos comunitários do Sul do Brasil, a Festa Nacional da Uva inicia em 2024 as comemorações dos 150 anos da chegada dos italianos à Serra Gaúcha. Com o tema “Caminhos e Lugares”, a 34ª edição da festa, que ocorre entre os dias 15 de fevereiro e 03 de março, em Caxias do Sul, homenageia os primeiros imigrantes que desembarcaram na região a partir de 1875.


Desfiles cênicos, feira com expositores dos mais diversos segmentos da economia, shows nacionais e outras atrações celebram a cultura italiana na Serra Gaúcha e prometem atrair milhares de visitantes de todo o Brasil.


A Pousada Bom Pastor, localizada no interior de Caxias do Sul, é uma opção e tanto para quem busca aproveitar a Festa da Uva e, ainda, os encantos turísticos, naturais e culturais de nossa gente.



3ª Légua, onde tudo começou

A 12 km do Centro de Caxias do Sul, a Pousada Bom Pastor localiza-se na 3ª Légua, conhecida como o nascedouro do município. Longe o suficiente do agito urbano, perto o bastante de tudo.


Estudos arqueológicos apontam os Kaingang como os primeiros habitantes da região, um povo indígena de natureza não violenta e seminômade. A partir de meados de 1870, o governo imperial intensifica a colonização do local, e o povo originário perde cada vez mais espaço.


A 3ª Légua, então, cresce em importância ao longo das últimas décadas do século 19, quando construída a estrada que liga o centro de Caxias do Sul, na época conhecida como Campo dos Bugres, ao lugarejo de Nova Palmira, às margens do rio Caí. Do pequeno porto, barcos a vapor transportavam os passageiros até Porto Alegre. O mesmo caminho, só que em sentido inverso, foi utilizado pelos nossos primeiros ascendentes, vindos sobretudo da Lombardia, Vêneto e Tirol.



A história no presente

Repleta de vales verdes e deslumbrantes, a 3ª Légua preserva o caminho percorrido por esses primeiros imigrantes, passando por vinícolas, cantinas, museus, construções sacras, trilhas na mata, cascatas e gastronomia típica italiana da Serra Gaúcha.


De cidades próximas ou bem distantes, os turistas têm a oportunidade de conversar com os agricultores locais, visitar as plantações de uva, além de provar da fruta direto da parreira e do vinho artesanal produzido nas pequenas propriedades.


A religiosidade configura um aspecto de coesão fundamental para os imigrantes que aqui chegaram, vindos de uma Itália recém-unificada (1870) e carente de identidade nacional. Essa influência católica, mesclada à natureza do interior caxiense, tem na Gruta Nossa Senhora de Lourdes, cuja capela foi inaugurada em 1949, um de seus principais expoentes.



Um ambiente acolhedor, tranquilo e pacífico, a Pousada Bom Pastor oferece quartos aconchegantes e com acessibilidade, além de lindo jardim externo. O canto dos pássaros e o farfalhar das árvores embalam, carinhosamente, os dias de hóspedes e turistas.


Já pensando na Festa da Uva ou em dias de completo descanso também em outra época do ano? Clique aqui, fale com nossa equipe e garanta sua reserva agora mesmo.


Para outras informações e novidades, acompanhe nosso blog e redes sociais. Estamos no Instagram e no Facebook.

Voltar
Compartilhe:
Faça sua reserva!