Ir para o conteúdo principal
Fé e Renovação Data: 06/12/2023

Criado por São Francisco de Assis, presépio completa 800 anos em 2023

Belém, Cisjordânia, ano zero da nossa Era. O breu e o silêncio da noite são interrompidos apenas pela Lua no firmamento e a atividade dos animais na superfície. Então um brilho intenso toma conta do céu: eis a Estrela de Belém, anúncio do nascimento de Cristo e guia aos três Reis Magos, que seguem até a simples manjedoura onde estão o Menino Jesus, Maria e José.


Greccio, Itália, 25 de dezembro de 1223. A cerca de 100 km de Roma, o pequeno povoado ficaria marcado para sempre como a origem de uma das principais representações da Natividade de Jesus.


Naquela noite, São Francisco de Assis convoca pastores, gente comum e nobres de Greccio para, com as próprias mãos e de maneira bastante rudimentar, montar o primeiro presépio. Em certa gruta da localidade, o santo e o povo ali reunidos participaram da Santa Missa, louvaram a Deus e transformaram a comunidade italiana em uma nova Belém.


O objetivo de São Francisco era didático, de transmissão de fé: queria que as pessoas compreendessem melhor, a partir da representação concreta, o nascimento do Menino de Belém, como carinhosamente chamava nosso Cristo Jesus.


“Quero lembrar o menino que nasceu em Belém, os apertos que passou, como foi posto num presépio, e ver com os próprios olhos como ficou em cima da palha entre o boi e o burro.” (Cf. Tomás de Celano, Vida I, 86)


Embora sua clássica formação — manjedoura com palha, o boi, o burro, José, Nossa Senhora, o Menino Jesus e os três Reis Magos — apresente variações no decorrer dos séculos e também conforme a tradição de cada congregação e família, o presépio sempre reflete a simplicidade e a humildade, os principais valores de Jesus.


Durante estes oito centenários de existência, o presépio assumiu papel fundamental na transmissão e perpetuação da fé Cristã. São Francisco é considerado responsável por uma grande obra de evangelização, uma verdadeira celebração da ternura. 


Ao montarmos o tradicional presépio em nossos lares, resgatamos, em comunhão com São Francisco, a essencialidade da Noite Santa. Descobrimos como nosso Deus é “humano” e próximo de nossa vida cotidiana. Segundo Santo Agostinho, “O presépio diz-nos que Deus ainda habita entre nós”.


O próximo dia 25 é uma grande oportunidade para resgatarmos a Luz que ilumina a todos. A partir da união, ver o Menino de Belém renascer em nossas vidas, em nossa família e em nossos lares. Belém é aqui, Belém é onde Jesus estiver presente.



Além de um ambiente acolhedor, tranquilo e pacífico, a Pousada Bom Pastor, em Caxias do Sul, oferece um recanto de paz e comunhão com o Divino. Cultive sua interioridade e a conexão verdadeira com o Sagrado que nos habita, promovendo a saúde física, psíquica e espiritual.


Aproveite momentos de silêncio com o Senhor em plena Terceira Légua, onde nasceu a cidade de Caxias do Sul. Faça sua reserva aqui para a Cantata de Natal e para outras épocas do ano.


Gostou deste conteúdo? Continue acompanhando nosso blog e siga a Pousada Bom Pastor também nas redes sociais. Estamos no Instagram e no Facebook.

Voltar
Compartilhe:
Faça sua reserva!