Ir para o conteúdo principal
Fé e Renovação Data: 03/08/2023

Como tudo começou: chegada das Irmãs Pastorinhas no Brasil

A Congregação das Irmãs Pastorinhas foi fundada pelo Beato Pe. Tiago Alberione em 1938, como parte da Família Paulina, cujo propósito apostólico é comunicar: “Jesus Cristo Caminho, Verdade e Vida ao Mundo”. 

Conheça um pouco mais sobre a nossa história e a chegada das Pastorinhas no Brasil:

As primeiras Pastorinhas partiram da Itália no navio Almirante Alexandrino com destino ao Brasil em setembro de 1946. As irmãs Maria Nives Nigre e Rosária Nazzari desembarcaram em São Paulo no dia 10 de outubro do mesmo ano e foram hóspedes das Filhas de S. Paulo, na Vila Mariana-SP. 

Na sequência, aceitaram a solicitação do Pe. Romano Gori para trabalhar na Paróquia Santo Inácio, confiada aos Padres Paulinos. Já em janeiro de 1947, foram morar em uma casa alugada na Vila Mariana-SP próximo ao Colégio Madre Cabrini, com o propósito de iniciar as atividades apostólicas e sobretudo preparar o local para acolher as vocações. Em março, chegaram outras Irmãs da Itália: Ir. Enrica Orler, Francisca Tretel e Frederica Carli, formando assim a primeira comunidade. Em abril, Ir. Nives Negri voltou à Itália. 

A primeira vocacionada no Brasil foi a Benedita Liberata Ribeiro e juntamente com outra brasileira, Romila Cavagnoli, que também recebeu a vestição religiosa (tomada do hábito) no dia 5 de junho de 1949. Após o falecimento da Ir. Benedita (Rosaria), a responsabilidade pelas irmãs ficou a cargo de Ir. Paula Mannani, que chegou em terras brasileiras em março daquele ano. 

Os trabalhos em São Paulo-SP foram iniciados onde já se encontravam outras Congregações da Família Paulina. Logo em 23 agosto de 1952, as Pastorinhas seguiram sua jornada ao Sul do país e se instalaram junto à Paróquia São Pedro e São Paulo da Terceira Légua.

Pouco tempo depois, o Pe. Isidoro Traffano e o Vigário, Pe. João Bertoni providenciaram acomodações para as Irmãs se instalarem. Foi adquirido um imóvel que estava disponível da viúva Pierina Sbersi Lorenzoni. Na sequência, o Pe. Isidoro reuniu a comunidade para que pudessem organizar o imóvel com intuito de receber as religiosas.

Em 1951 foram enviadas da Itália outras duas irmãs: Eugênia Miana e Maria Magarotto (Verônica) para esta finalidade. Já, em agosto do ano seguinte, chegaram na Terceira Légua de São Paulo para serem as primeiras moradoras da casa.

Para comemorar a chegada das Pastorinhas, o Pároco, Pe. Isidoro, celebrou uma missa de boas-vindas na Paróquia local, na qual elas foram recebidas com salva de palmas, flores e muita alegria por toda a comunidade.

A casa era velha e de madeira com uma aparência simples, mas do jeito que o fundador havia proposto. As obras de Deus deveriam começar do pouco, do presépio, de Nazaré, como Jesus. 

Nos primeiros anos, as Irmãs receberam ajuda de todos que residiam nas proximidades. Foram enviados mantimentos e aquilo que era necessário, bem como empréstimo de ferramentas para manutenção e plantio da horta. Elas foram se aproximando das famílias da região, levando os ensinamentos de Cristo e conhecendo também os jovens e seus anseios. 

Durante a sua missão pastoral na Terceira Légua, as Irmãs Pastorinhas da Província Jesus Bom Pastor em Caxias do Sul-RS sempre dedicaram seu tempo e energia para formar as pessoas. A chegada das Irmãs Pastorinhas marcou um momento importante, com o objetivo principal de realizar a educação e a evangelização de jovens e adultos para fins educativos e culturais. A partir dali a Congregação se expandiu para diversos locais no Brasil e no mundo. 

Outra data que celebramos anualmente com muito orgulho é o aniversário de Fundação da nossa congregação e a chegada de nossas Irmãs em solo brasileiro, no dia 10 de outubro. Neste ano, celebraremos 85 anos de missão e 77 anos da chegada das primeiras Pastorinhas no Brasil.


Pousada Bom Pastor: um recanto de paz perto de você. 


Gostou do nosso conteúdo?


Siga-nos nas redes sociais, estamos no Instagram e no Facebook

Voltar
Compartilhe:
Faça sua reserva!